Nova Prata, domingo | 17 de dezembro de 2017

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Saúde Bucal

O programa de saúde bucal do município de Nova Prata conta com ações e programas que objetivam a promoção e a prevenção da saúde bucal dos munícipes.

 

O município conta com uma estrutura de seis consultórios odontológicos contando com sete cirurgiões dentistas e seis auxiliares em saúde bucal, distribuídos em cinco unidades de estratégia de saúde da família e no posto central.

 

Além das atividades curativas como restaurações de dentes comprometidos, extrações e profilaxias (limpezas) o programa visa à prevenção a novas doenças, capacitando o paciente para uma correta higiene bucal e cuidados bucais diários.

 

Na parte preventiva são desenvolvidos programas e ações que buscam uma maior capacitação dos pacientes para o auto cuidado na saúde bucal.

 

No município são desenvolvidos os seguintes programas:

 

PSE: Programa Saúde Escola: programa em parceria com a secretaria de educação onde são realizadas atividades com os escolares, tais como avaliações odontológicas e encaminhamentos para tratamento, palestras educacionais, orientações de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicações de flúor.

 

Programa Brasil Sorridente: programa de caráter federal onde kits com escova e pasta dental são distribuídos aos pacientes, assim como orientações de higiene bucal.

 

Programa Sesc Sorrindo para o Futuro: Programa onde são desenvolvidos nos colégios atividades relativas á prevenção e cuidados com a saúde bucal, através de palestras, distribuição de kits com escova, pasta e fio dental além de uma cartilha de atividades relacionadas á saúde bucal.

 

Uso de escovódromos em campanhas educativas nas escolas, sendo que com a utilização do escovódromo as crianças conseguem uma escovação de melhor qualidade e um melhor aprendizado sobre técnicas de higiene bucal.

 

Programa de Atendimento para Pacientes com Necessidades Especiais: programa que atende pacientes com necessidades especiais tais como síndrome de down, autistas, pacientes com alterações neurológicas, com históricos recentes de infarto, doentes crônicos e pacientes que fazem uso de múltiplos medicamentos. Assim como pacientes que demandem de alguma necessidade especial em seu tratamento.

 

Exames preventivos de câncer bucal: São realizadas atividades preventivas para a detecção precoce do câncer de boca. Campanhas educativas nos postos e na comunidade são feitas juntamente com a distribuição de folders.

 

Atividades educativas e exames preventivos realizados nas campanhas da saúde da mulher e saúde do homem, assim como encaminhamento para tratamento nas unidades.

A saúde começa pela boca, cuide de sua saúde.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novapratars.com.br
Webprata