Nova Prata, domingo | 25 de fevereiro de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Vacina da febre amarela é aplicada nas unidades de saúde

 

A febre amarela que tem preocupado os moradores dos estados brasileiros da Região Sudeste como Rio de Janeiro e São Paulo, não tem registros recentes no Rio Grande do Sul, mas mesmo assim alguns municípios ampliaram a vacinação.

 

A doença é causada por vírus transmitido por mosquitos infectados. Com a possibilidade destes insetos chegarem a regiões como o litoral, os postos passarão a oferecer a vacina, como Torres e Capão da Canoa. Outras cidades, como Chuí, Pelotas e Rio Grande, também passaram a oferecer a imunização.

 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a cobertura atinge, hoje, cerca de 70% da população. "Quem ainda não se vacinou pode procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, de forma tranquila e sem pânico".

 

Os primeiros sintomas da doença são dores de cabeça, febre e vômitos. Se evoluir para a fase grave, causa hemorragias e afeta órgãos como o fígado, deixando a pele e os olhos amarelos. Nesses casos, o risco de morte chega a 50%.

 

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos haemagogus em áreas rurais, e do aedes aegpti nas cidades. Quem viaja para regiões onde há surto, como o Sudeste, não pode viajar sem antes fazer a vacina.

 

"Se for picado lá e adquirir a doença, pode, voltando para o Rio Grande do Sul, ser uma fonte de transmissão da doença. Por isso, quem vai nessas regiões onde há circulação é obrigatório, não tem que discutir, tem que fazer a vacina dez dias antes de viajar", explica Gabbardo.

 

 

Confira os dias e horários de aplicação da vacina da febre amarela em Nova Prata:

- UBS Central: sextas-feiras das 10h às 12h e das 13h às 16h

- ESF Rio Branco: sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 16:30h

- ESF São Cristóvão: sextas-feiras das 13h às 16:30h

- ESF São João Bosco: sextas-feiras das 10h às 11:30h e das 13H às 16h

- ESF São Peregrino: segundas-feiras das 8:30h às 11:30h e das 13h às 16:30h

- ESF Santa Cruz: terças-feiras das 10h às 12h e das 13h às 16h.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novapratars.com.br
Webprata